Lúcio Flávio Gondim da SILVA
Maria das Dores Nogueira MENDES
Esta pesquisa tenta reconhecer, em lyric videos, a ocorrência do tripé conceitual bakhtiniano: estrutura composicional, estilo e conteúdo, além de seu propósito comunicativo (SWALES, 1990). Fundamentamo-nos nas reflexões de Bakthin (2006 [1953]), que abriram caminho para a conceituação dos gêneros discursivos, nos apontamentos de Marcuschi (2008), quanto aos critérios de classificação e análise dos gêneros, e nos trabalhos de Araújo (2005, 2009) e Xavier (2005) sobre Hipertexto, gêneros emergentes e reelaborações de gêneros. Para a consecução do nosso objetivo, analisamos a emergência e consolidação atual dos lyric videos, vídeos prioritariamente divulgados no portal Youtube que antecedem a divulgação do videoclipe oficial de canções e cuja característica recorrente é a transcrição de letras de canções junto a imagens. Assim, para além da dinamicidade interativa em que se estabelecem, os lyric vídeos são aqui pensados como um gênero que reelabora pelo menos outros dois, presentes na própria denominação, em inglês, do gênero: a letra da canção (lyric) e o videoclipe (video). A relativa estabilidade que ganham, dentro de sua instância criadora instável, levanta um questionamento vital para este momento, no qual aumenta, cada vez mais, a popularização desse formato audiovisual entre produtores e consumidores de música.
Leia o trabalho em sua íntegra clicando aqui.
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