FEMINISMO EM REDE: AS ESTRATÉGIAS DE (IM)POLIDEZ E A MOBILIZAÇÃO DA IRONIA EM PÁGINAS FEMINISTAS DO FACEBOOK

Luana de Melo LUCENA

A denúncia da violência simbólica e física sofrida pelas mulheres, bem como a luta por uma igualdade de gênero se concretizou em diferentes produções e alcançou diversos espaços de comunicação. Neste sentido, o Facebook passa a ser um importante veículo, não somente de divulgação, mas também um novo espaço de auto-organização possibilitando enfrentamentos sobre os temas do feminismo, gênero e violência. A utilização da linguagem por participantes de movimentos sociais, e, mais especificamente, pelo movimento feminista, encontra-se ligada ao processo de construção de significados, que podem ser subvertidos em determinadas práticas discursivas (HERBELE, 2004). A ironia, apresentada como estratégia off-record, pode ser encontrada em situações de interação face a face, como também em situações de interação nas redes sociais. Pensando especificamente em nosso corpus, é possível perceber que a ironia foi utilizada como estratégia de uma polidez superficial; no objeto de estudo em foco, o que se pode verificar, na verdade, é uma violação do princípio do “ser polido”. Este trabalho tem como objetivo analisar a construção de efeitos de sentido irônicos por meio da associação da linguagem verbal e da linguagem visual em duas páginas feministas do Facebook: Frieda explica, se precisar repete e Moça, você é machista. Ademais, buscou-se compreender como a ironia e o sarcasmo são mobilizados nas postagens dessas páginas como estratégias de auto-afirmação de sua dimensão feminista, e com o propósito de subverter construções discursivas machistas. Para tanto, recorreu-se às categorias de polidez de Brown e Levinson (1987), às categorias de impolidez de Culpeper (1996), bem como fez-se observações a respeito da mobilização da ironia nos discursos. A partir do estudo, é possível concluir que as estratégias linguístico-discursivas da ironia e do sarcasmo são elementos recorrentes no corpus selecionado; verificou-se que a ironia é um efeito resultante da associação entre os meios semióticos verbal e visual, de maneira que o que é dito é, em determinadas postagens, imediatamente negado, seja por meio de enunciados verbais ou imagéticos.

Leia a íntegra do trabalho clicando aqui.
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